Valorização de toda Safra.

Plantio

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, nossa área produtiva não é grande. Na verdade, são uma série de pequenas fazendas que juntas compõem nossas terras: mais precisamente, a Daterra é subdividida em 216 mini-fazendas, de apenas 5 a 15 hectares. Cada uma delas é rastreada em um sistema de GPS e, nós sabemos a história por trás de cada pequena área, como se ela fosse uma única plantação no quintal de um pequeno produtor.

Colheita

Cada terroir é colhido individualmente, baseado no nível ideal de maturação de suas cerejas. Este momento é determinado através de provas destes cafés, que são feitas antes da colheita, quantas vezes forem necessárias, atém que atinjam o melhor nível de maturação.

Secagem

Os grãos são secos com precisão, até o nível ideal de humidade e, em seguida são levados para tulhas de madeira por aproximadamente 40 dias, “amaciando” seus sabores e enaltecendo atributos positivos que serão mais tarde encontrados na xícara.

Processamento

Estas esplêndidas cerejas devem ser separadas para produzir o melhor, dos melhores, grãos de café. As cerejas são selecionadas por seu estágio natural de maturação, em uma nova e única tecnologia, que guia cada cereja individualmente, para o grupo de maturação correto ao qual pertence. Trata-se de um processo que levou mais de 10 anos para ser projetado, desenvolvido e construído.

Seleção

Todos os mínimos defeitos são selecionados em um complexo processo de seleção que usa desde tamanho de peneira, uma moderna separação por densidade, à uma conjunto de 5 máquinas selecionadoras eletrônicas. Estas selecionadoras trabalham com diferentes e complementares sistemas de classificação por luz, o que reduz a quantidade de defeitos aos mais baixos níveis. O resultado é um lote de café extremamente limpo e puro, contendo apenas os mais perfeitos grãos, produzidos pelo nosso time com todo o cuidado.

Penta Pack®

Penta Pack® é uma embalagem excepcional para grãos de café excelentes. É formada de uma caixa de papelão, com duas sacas laminadas em seu interior. Seu conteúdo recebe inserção de gases inertes e é embalado a vácuo. Cada saca pesa 12,10kg e o peso total da caixa é de 24,2kg. É extremamente fácil de ser manuseada e comprovadamente mantém – e em alguns caso melhora – a qualidade dos grãos por até 3 anos de armazenagem. A Penta Pack® da Daterra é patenteada internacionalmente.

 

 

SUTENTABILIDADE

A Daterra foi concebida nos anos 80, quando o termo “sustentabilidade” nem era tão popular como hoje. Ainda assim, desde seu projeto, a Daterra foi planejada para produzir café de qualidade, fundamentado em preservação ambiental e desenvolvimento social. A Daterra teria de ser capaz de assegurar consistência e confiança a nossos clientes, construindo alianças e parcerias .

 

Inicialmente, começamos a produzir café em nossa fazenda em Franca, na região da Mogiana Paulista, que anteriormente era utilizada na produção de leite. Este primeiro empreendimento em café permitiu ao mentor da Daterra, Luis Norberto Pascoal, a oportunidade de conhecer Dr. Ernesto illy, quem o inspirou a buscar terras no Cerrado Mineiro.

 

Descobrimos que a região de Patrocínio, no Cerrado Mineiro, era excepcional para produção de café. A área possuía terroirs com altitude elevada que poderiam proporcionar sabores e perfis aromáticos únicos. Também descobrimos que o clima “desértico” era na verdade em grande ativo, pois permitia que controlássemos a qualidade durante a época de colheita.

 

Foi então que decidimos ficar no Cerrado, adquirindo as fazendas de Boa Vista e Tabuões. No entanto, ambas estavam em péssimas condições, tanto no sentindo agronômico quanto ambiental.

 

Tivemos que reconstituir o ecossistema de cerrado, sua fauna, flora, solo e nascentes, nas áreas das fazendas e seus arredores. Para realizar isso, fizemos uma parceria com a ESALQ (Universidade Luiz de Queirós) e criamos as primeiras premissas ambientais da Daterra, o PEA – Programa de Adequação Ambiental.

 

A Daterra levou mais de 10 anos para recuperar a área o suficiente para a produção de café de boa qualidade e, então começar a exportar. A experiência de aprendizado ao longo destes anos tornou possível sermos a primeira fazenda de café certificada Rainforest Alliance e também ISO 14001 de todo o Brasil. Mais tarde adicionamos a certificação UTZ Kapeh e também IBD Organic em uma pequena porção orgânica de nossa fazenda. E para reforçar os princípios da sustentabilidade, determinamos que somente venderíamos nossos cafés para importadores certificados, de forma a estimular toda a cadeia produtiva e de consumo. Também compartilhamos conhecimento com pequenos produtores, para garantirmos o progresso social, segurança no setor e que desenvolvam expertise quanto a como continuarem produzindo café de qualidade, em harmonia com a natureza.

 

É por isso que Growing Relationship Coffee, ou “Cultivando Relacionamentos com Café” é nosso slogan e filosofia. Pois nosso relacionamento com o solo, a água, trabalhadores, comunidade e tudo que nos rodeia, é tão importante quanto nosso relacionamento com nossos clientes ao redor do mundo.

 

A jornada não foi fácil, nem rápida, mas forte o suficiente para sustentar nosso sonho. Nosso Tripé da Sustentabilidade “Pessoas, Planet e Lucro”, exigiu 20 anos de investimento e resiliência para que ficasse completo. Hoje, a Daterra se orgulha de suas conquistas, compartilhadas e implementadas por nosso time comprometido.

 

Ainda acreditamos, no entanto, que temos sérios desafios para encarar. Apenas mitigar os danos causados por atividades agrícolas não é o suficiente. Nosso objetivo é pesquisar e inovar continuamente, contando com a ciência, tecnologia e muita paixão para proteger e melhorar o segundo mais importante ecossistema do mundo, o Bioma do Cerrado.

Sobre a loja

A Nossa Casa Café, em parceria com a Fazenda Daterra em Patrocínio no Cerrado Mineiro, torra os próprios blends. Num ambiente aconchegante e agradável pode-se apreciar um delicioso capuccino de amêndoa e um excelente café espresso preparado com grãos selecionados do tipo 100% Arábica. Pode-se também degustar o delicioso Brownie, um dos carros chefes da casa e seus salgados diferenciados. De Seg. à Sab. 8:30hs/18hs30hs. End. Rua 13 de maio 180 Amparo/SP Tel.(19)3808-5947 E-mail info@nossacasacafe.com.br

Social
Pague com
  • PayPal
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos

M.A Pazinatto ME - CNPJ: 04.840.322/0001-08 © Todos os direitos reservados. 2018


Para continuar, informe seu e-mail

Design